terça-feira, 24 de novembro de 2015

Inspiração para a caminhada da vergonha de Cersei


Cersei Lannister não é a mais querida das personagens. No entanto, o último episódio da quinta temporada fez com que muitos sentissem pena dela pela vergonha que ela teve que passar. A Caminhada da Vergonha, como ficou conhecida a penitência da personagem, foi um ato calculado para minar completamente o poder da rainha. Uma reviravolta brilhante bolada por George R. R. Martin, mas será que ele se inspirou em um evento real?

De acordo com o famoso site History Behind Game of Thrones, a caminhada de expiação de Cersei Lannister em S5E10 pode ter sido inspirada num fato real ocorrido na Inglaterra com uma mulher chamada Jane Shore.

A moça só é citada brevemente no artigo que li e não encontrei nada sobre ela (além do nome) no site, mas eu fiz uma pesquisa e eis o que descobri:

Como muitos personagens e fatos que serviram de inspiração para as Crônicas de Gelo e Fogo, Elizabeth Shore, também conhecida como Jane (nome de guerra?) existiu durante o período conhecido como "A Guerra das Rosas", em que duas casas, os York e os Lancaster disputavam a coroa.

Jane Shore foi uma das prostitutas preferidas de Edward IV, da Casa York. Ela foi descrita por ele como “a mais alegre, a mais astuta, e mais sagrada das prostitutas” (Edward se parece muito com Robert Baratheon).

Eventualmente, Edward IV morreu e Ricardo III, da Casa Lancaster, assumiu o poder... e a pobre Jane foi acusada pelo próprio rei de transportar mensagens de William Hastings (1º Barão de Hastings) para a viúva de Edward, Elizabeth Woodville. Além disso, ela também foi acusada de bruxaria. Seria esta última acusação falsa? Uma desculpa para executá-la?

A Penitência de Jane Shore, por William Blake

O fato é que, não se sabe como, o rei Ricardo foi convencido a abrandar a pena. Em vez de enviá-la para a guilhotina, ordenou que ela andasse pelas ruas de Londres vestida apenas com suas roupas de baixo enquanto cantava cânticos religiosos. Uma humilhação não tão grande quanto a de Cersei, mas quando se leva em consideração os costumes da época, pode-se imaginar que não deve ter sido nada fácil.

Na série, a leoa Cersei foi humilhada, xingada e vaiada pelo povo, mas ao contrário da rainha Lannister, Elizabeth Shore causou tal impressão no povo, que só se comentava a dignidade e a elegância com que ela cumpria sua pena.

Talvez o povo nutrisse mais simpatia pelos York ou talvez não. O fato é que cada vez mais percebemos a influência da história real na ficção de George Martin.

Espero que tenham gostado do artigo. O que vocês acharam da punição de Cersei? Sei que muitos ficaram com pena dela.

~ Aegon