sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Aegon I, conquistador ou protetor? - PARTE 1


Fala galera, tudo bem?
Um tempo atrás, um membro de nossa página do Facebook mandou uma teoria de que poderia haver aço valiriano no Trono de Ferro e que eles poderiam usar isso na luta contra os WW.
Apesar de descordar dessa teoria (por motivos que eu vou explicar mais tarde), eu tenho pensado bastante nela.

"Por quê?", você poderia me perguntar. A verdade é que eu nunca engoli essa história de que Aegon conquistou os Sete Reinos simplesmente por sede de poder.
Penso isso, pelo seguinte:
Aegon não demonstrava muito interesse pelo poder.


Aegon não parecia amar o poder. Ele era descrito como um homem misterioso, calado, que deixava a maior parte do governo a cargo de suas irmãs, a não ser que algo realmente importante acontecesse.
E esse não é o único motivo, há ainda outros que me chamaram a atenção enquanto eu lia "O Mundo de Gelo e Fogo"

1 - A Perdição do Homem



Um trecho de "O Mundo de Gelo e Fogo" conta que as fundações da Torralta de Vilhavelha pareciam feitas de material Valiriano e especula sobre o evidente interesse da Cidade Franca em Westeros. Meistre Yandel então nos conta sobre uma antiga profecia valiriana que dizia que a Perdição do Homem - ou seja, o fim da humanidade -, viria daquela direção.

2 - O Príncipe Prometido



Princesa Rhaella dá à luz em meio ao incêndio de Solarestivel.

A família Targaryen parece estar esperando pela chegada do Príncipe Prometido há gerações. Quando ouviu de uma bruxa da floresta que o Príncipe Prometido nasceria da linhagem de Aerys e Rhaella, Jahaerys forçou os dois a se casarem.

Príncipe Rhaegar pensou por muitos anos ser ele o tal herói, depois mudou de ideia e passou a acreditar que seu filho, Aegon, cumpriria as profecias.
Meistre Aemon acreditava que esse fardo pertencesse a Daenerys.
Por que esse PRÍNCIPE é tão importante, afinal? Será possível que a profecia do Príncipe remete àquela mais antiga, que fala sobre a Perdição do Homem?

3 - O legado de Daenys, a Sonhadora


Daenys, a Sonhadora, ficou famosa por ter previsto o fim de Valíria meia dúzia de anos antes da Perdição, salvando sua família bem à tempo.E apesar de isso não ser um dom estranho ao sangue valiriano, ela foi a única em Valíria que previu a catástrofe, o que torna ela uma vidente entre muitos.

Vários Targaryen ao longo da história herdaram os dons de Daenys. Daeron, o Bêbado previu a morte de Baelor Quebra-lanças, Daemon II previu que Duncan se tornaria membro da Guarda Real, a própria Daenerys tem sonhos bastante suspeitos.
Será possível que Aegon I tenha herdado esse dom... e previsto alguma catástrofe que se abateria sobre o mundo, vinda de Westeros?

4 - A independência de Westeros



No livro 5, Tyrion se pergunta por que os valirianos nunca dominaram Westeros. Uma pergunta válida, já que eles já haviam conquistado todo o Essos Ocidental muito antes que a Perdição chegasse. Sem falar que eles pareciam ser sedentos por conquista e que seria a coisa mais fácil do mundo cruzar o Mar Estreito nas costas de um dragão. Por que eles pouparam Westeros por tanto tempo? Seria o medo da Perdição do Homem? Nesse caso, os postos avançados em Pedra do Dragão e em Vilavelha seriam apenas postos de observação, para alertar Valíria quando a profecia estivesse perto de se realizar.
~ Aegon