Daenerys por Donato Giancola |
"Rhaego", você poderia responder. Mas alguns fãs parecem acreditar que não. Há algum tempo, surgiu uma teoria de que esse mítico personagem poderia ainda estar entre os vivos, e depois dessas notícias, ela ganhou mais força.
Daenerys, meus caros, seria o tal garanhão e há motivos para crer que sim. "O quê? Pára tudo! O Garanhão não é um homem?!" Não necessariamente. Vamos dar uma olhada nessa profecia:
"O garanhão é o khal dos khals, prometido numa antiga profecia, criança. Ele irá unir os dothraki em um único khalasar e cavalgar até os confins da terra, ou assim foi prometido. Todas as pessoas do mundo serão seu rebanho." (A Guerra dos Tronos - Daenerys V)
A profecia diz que o tal personagem irá reunir todos os khalasares em um e cavalgar até o fim do mundo, essa parece ser a essência da profecia. "Mas está escrito khal dos khals!" Basicamente, os dothraki são um povo machista. Logo, eles jamais pensaram que o grande guerreiro pudesse ser uma mulher.
Daenerys comendo um coração de cavalo para que seu filho nasça forte |
Quando as bruxas do Dosh Khaleen fizeram a profecia, ela estava grávida, então elas pensaram que era o filho dela o cara da profecia, pq... Wtf, uma mulher comandando khals? Pra elas era absurdo. Mas alguns acreditam que na verdade elas estivessem prevendo o futuro de Dany sem saber.
Será que isso é possível? Vamos analisar:
- Ele irá unir os dothraki em um único khalasar. Se esta notícia (cheia de spoilers da sexta temporada) estiver correta, isso não está muito longe de acontecer.
- Ele vai calvalgar até os confins da terra. A Nascida na Tormenta tem o desejo de ir a Westeros, que é praticamente o fim do mundo para os dothraki, que têm medo de atravessar o mar.
E não podemos descartar também, uma das várias visões que a khaleesi teve na Casa dos Imortais, pois várias delas já se concretizaram:
"Um leão branco correu pela grama mais alta que um homem. Abaixo da Mãe das Montanhas, uma fileira de velhas rastejou de um grande lago e se ajoelharam tremendo diante delas, suas cabeças cinzentas curvadas." (A Fúria dos Reis - Daenerys IV)
O leão branco da visão é o leão que khal Drogo matou para fazer o hrakkar de Dany. Ele em si não é importante, mas preste atenção ao local por onde ele corre. É a grama alta do Mar Dothraki! E logo depois, aparece a Mãe das Montanhas, um local sagrado na cidade de Vaes Dothrak. Mas o mais importante vem a seguir, um grupo de velhas se arrasta de um lago, que provavelmente é o Ventre do Mundo e se curva diante dela...
Entrada de Vaes Dothrak |
Com base na descrição do local, é muito provável que essas velhas sejam as bruxas do dosh khaleen, ajoelhadas diante da Mãe dos Dragões em um sinal de submissão. Isso parece corroborar a idéia de que ela seja, de fato, o Garanhão da profecia.
E tem mais, a montaria de Dany é um dragão! Os dothraki reverenciam a força acima de tudo, não é? O que pode ser mais forte do que um dragão? Ao que parece, Dany também pensou nisso ao topar com os dothraki depois de escapar do massacre na arena de Daznak:
"Um cavaleiro, e sozinho. Um batedor. Era quem cavalgava diante do khalasar para encontrar a caça e a grama bem verde (...) O dragão estava a quilômetros de distância, e mesmo assim o batedor congelou até que seu garanhão começou a relinchar de medo. Então despertou, como se tivesse sonhado, virou sua montaria e correu pela grama alta a galope. (...) Suas pernas nuas se apertaram no pescoço do dragão. (...) Seu chicote se perdera, então usou as mãos e os pés para virá-lo noroeste, o caminho que o batedor tomara." (A Dança dos Dragões - Daenerys X)
O trecho é meio grandinho, mas a essência dele é que o reencontro da personagem com os dothraki não ocorreu como na série. Nessa parte, vê-se claramente que ela avistou um batedor dothraki e decidiu seguí-lo de propósito, sabendo que logo encontraria o khalasar de onde ele viera.
Com que outro objetivo ela poderia ter feito isso, senão para tentar converter os dothraki à sua causa? Eles seguem a força acima de tudo, não é? Bem, dragões são muito mais fortes que homens e ela cavalga um. É... a garota não dá ponto sem nó! Haha.
Quando duas teorias se encontram
Muitos já perceberam que a Rainha do Dragão se encaixa quase que perfeitamente na profecia do Azor Ahai. Se essa história de garanhão for verdade, isso muda alguma coisa? Pode ser que não, afinal várias culturas no mundo de gelo e fogo previram a chegada de um salvador de formas diferentes. Tome como exemplo a profecia do Príncipe Prometido. Ela não é exatamente igual à do Azor Ahai, mas dá para dizer que se trata da mesma entidade.
Sendo assim, não é impossível que Azor Ahai e o Garanhão sejam a mesma pessoa. Até por que, pense bem: esse herói, por mais "foda" que ele seja, não vai derrotar o exército dos mortos sozinho. Ele necessariamente tem que ser um líder capaz de reunir um grande exército. E o que é o Garanhão que Monta o Mundo, senão um líder com um exército enorme? E a ajuda dele viria muito a calhar, já que não sobraram muitos em Westeros para enfrentar os Outros. Os exércitos westerosi restantes podem não ser suficientes.
Para finalizar, deixo para vocês esse vídeo do khal Drogo prometendo conquistar os Sete Reinos para seu filho, Rhaego. É de arrepiar!!
~ Aegon