segunda-feira, 4 de abril de 2016

Revelações dos bastidores da série



Foto da premiere da 3ª temporada

Recentemente, uma fonte anônima - vamos chamá-la "Petyr - revelou ao Canção de Gelo e Fogo alguns segredos dos bastidores. Desde desavenças entre o autor, George Martin e os produtores a pistas sobre o destino de Jon Snow, essafonte não poupou palavras. Vamos ouvir o que ele tem a dizer:


A velha briga: original x adaptação



Não diremos o nome da fonte, mas a título de esclarecimento, informamos que Petyr não está diretamente envolvido com a série, porém tem contato com alguém dos bastidores - não diremos mais nada sobre Petyr, desista. Contudo, não podemos garantir a veracidade dos fatos relatados, de forma que o leitor deve ler este artigo com cautela e decidir tomar os relatos como verdadeiros, ou não. A primeira informação que Petyr revelou foi a seguinte:

"Estão havendo alguns problemas entre os produtores e o autor da saga."

Bem,  isso já era de se imaginar. Embora Martin tenha negado veementemente que está insatisfeito com o trabalho feito por Dan Weiss e David Benioff - ele até chegou a dizer que "a série é a série e o livro é o livro" -, era de se imaginar que ele não estivesse muito feliz com as alterações e distorções no enredo de seu best-seller. Lembrem-se, George já se mostrou insatisfeito com as mudanças com relação à saga, no passado: quando os irmãos de Sor Loras Tyrell, Willas e Garland foram cortados do seriado, ele teria dito "Eu não os adicionei por capricho. Eles tinham um papel a desempenhar na história." 
Com relação à morte de Barristan Selmy e ao de Senhora Coração de Pedra, ele teria dito algo semelhante.

Petyr também revelou que o escritor não está contente com os rumos da série e que vários emissários já foram enviados (pela HBO) para tentar contornar o problema. Faz sentido, pois George já demonstrou descontentamento com os cortes feitos na série. Ele chegou até mesmo a declarar que havia planejado uma virada de mesa para um personagem que já está morto na série, mas continua muito vivo nos livros.


Boatos de um filme e uma 9ª temporada


E não é só com a série que o bom velhinho - Noel que me perdoe - tem estado inquieto. Aparentemente, o criador de As Crônicas de Gelo e Fogo recebeu uma proposta para transformar a história em filme. O que não se sabia ao certo era o conteúdo desse filme. Segundo Petyr, a película abordaria a guerra que precede o início de A Guerra dos Tronos - estamos falando da Rebelião de Robert. Para os fãs, algo assim seria muito interessante - muitos de nós gostaríamos de conhecer Rhaegar e Lyanna. O problema é que o autor gostaria que fossem incluídas no longa as aventuras de Dunk e Egg, publicadas aqui como O Cavaleiro dos Sete Reinos. Isso daria bem mais do que um filme! No mínimo seis, de acordo com a fonte. Ou duas trilogias, como no caso de O Senhor dos Anéis.




Essa não é a primeira proposta que ele recebe. Algum tempo atrás, rumores surgiram de que George teria autorizado a criação de um filme sobre um dos personagens da saga, mas que ele não estaria envolvido. Antes disso ainda, o aclamado autor recebeu uma proposta tentadora que colocava o personagem Jon Snow como personagem principal. O filme deixaria a rainha dragão, Daenerys, de fora, o que irritou o autor. "Hollywood tem problemas com mulheres como personagens principais", ele teria declarado. Além disso, o pouco tempo disponível para as filmagens não agradou. O autor de 67 anos queria que fossem produzidos ao menos dez filmes, para que a história fosse contada com mais detalhes, mas os planos dos diretores eram outros, e ele recusou. 

O cenário não parece propício para um filme. Em uma de suas entrevistas, ele disse:

"Ninguém está trabalhando em um filme no momento, e se houvesse um, não seria sobre a Rebelião de Robert."

Se a informação de Petyr estiver correta, então George está apenas despistando a imprensa, mas com tantos afazeres - entre eles, um certo livro que há tempos está para ser terminado -, parece improvável que ele esteja "procurando mais sarna para se coçar". Falando nisso, Petyr relatou que GRRM estaria "muito nervoso" por conta do Ventos de Inverno e que estaria sendo muito pressionado para terminar o livro. Bem, não é segredo nenhum que o velhinho está ansioso para terminar o livro, embora continue escrevendo na mesma velocidade. E se ele estiver sendo pressionado... bem, se isso fizer ele escrever mais rápido, os fãs não irão reclamar - desde que o livro mantenha o padrão de qualidade Martin (que, aliás, decaiu no quarto livro). Ele teria, inclusive, recebido alguns ultimatos para terminar o livro (já era mais que hora). A editora, porém, não colaborou - algumas partes (não se sabe quão grandes) não teriam sido aprovadas e ele teve de fazer algumas modificações.




Os produtores devem estar preocupados com o fato de a série estar a frente dos livros, já que muitos dos fãs são leitores e fizeram um voto solene - que deve durar uns três domingos, na maioria dos casos - de não assistir à série enquanto o livro não for publicado, com receio dos spoilers que definitivamente irão surgir nesta temporada. Apesar disso, a HBO estaria fazendo planos de estender a série por mais uma temporada, lembrando que ela já foi estendida até a oitava. Alguns fãs dirão que isso é tempo demais, mas o tempo nunca é lento o suficiente para quem está lucrando, e Game of Thrones está gerando rios de dinheiro. É verdade que nos livros há informação suficiente para dez temporadas, mas muitos cortes já foram feitos e a história se aproxima de seu desfecho. Para alcançar nove temporadas, D&D teriam de fazer alterações mais profundas no enredo, que, com toda a probabilidade, descaracterizariam ainda mais a trama, podendo chegar ao ponto de deixá-la irreconhecível. Esperemos que uma das grandes referências do entretenimento não vire um melodrama mexicano, como ocorreu com Revenge.


Sobre Jon Snow


Muito bem, se você leu até aqui, é por que provavelmente está interessado nos spoilers de Jon Snow. Se não estiver, desligue o computador e saia correndo pela saída mais próxima, por que os spoilers começam aqui.

Ok, todo o mundo já sabe que Jon Snow vai voltar, de um jeito ou de outro, apesar dos esforços do ator Kit Harington, juntamente com os produtores e membros do elenco para negar o que já ficou conhecido como "o segredo mais mal-guardado da história de Hollywood". No entanto, o que não se pode ter certeza é como e quando ele voltará. Em uma entrevista recente e bem humorada - que pode não ser totalmente brincadeira -, George R. R. Martin rejeitou que as duas teorias mais populares estão erradas. Em uma conferência em Belfast, na Irlanda, ele declarou:


"Sim, Jon Snow está vivo. Isto deveria ser bem óbvio para qualquer um que assistiu a série. Mas ele não foi ressuscitado pela Melisandre e ele não 'wargou' no Fantasma. Isso é simplesmente bobo."

Essa declaração é um tanto confusa. Se Jon não usou seus poderes de warg para sobreviver e não será ressuscitado pela Melisandre, de que outra forma ele poderia retornar? Isso nos leva de volta aos relatos de Petyr, que alegou ter recebido a informação de que o herói bastardo retornará mais tarde do que se imagina: lá pelo final dessa temporada, ou no início da próxima. O que é absurdo, quando você toma os poderes da Mulher Vermelha. Ela deveria ser poderosa o suficiente para resgatá-lo das garras de Hades rapidamente, correto? No entanto, ela se enganou quanto a Stannis e sua visão errônea do futuro levou milhares de pessoas à morte, incluindo a filha de Stannis Baratheon. Talvez isso signifique que ela não é tão poderosa assim. Mas estão, não houve troca de pele e não haverá ressurreição pelas chamas, como, diabos, ele vai se safar dessa?! É aí que surge uma terceira opção, que muitos preferem rejeitar: ele poderia retornar como uma Criatura - quem sabe até uma Criatura capaz de pensamento e vontade própria, como o Mãos-Frias dos livros, mas ainda assim, um zumbi (Torçamos para que isto não ocorra).



~ Aegon