O autor de "As Crônicas de Gelo e Fogo" já declarou ser um grande fã de Tolkien, sobretudo de sua obra mais famosa, "O Senhor dos Anéis". Não é errado supor, então, que alguns personagens de Martin tenham sido inspirados em personagens da obra-prima de seu ídolo.
Frodo é um jovem hobbit que vive uma pacata vida no Condado. Entretanto, após um incidente ocorrido na festa de seu tio e a descoberta de um anel mágico, ele se vê obrigado a partir numa jornada épica em direção a Mordor, para destruir o mal que ameaça a terra média.
Similarmente, Brandon Stark é um jovem intrépido que vive uma vida feliz com sua família, em Winterfell. Certo dia, em meio às comemorações da chegada do rei, ele descobre não um anel, mas um grande segredo da Casa Lannister, o que desencadeia (ou ajuda a desencadear) a guerra no continente, bem como uma jornada épica para Além-da-Muralha, para livrar os Sete Reinos de uma ameaça terrível.
Em suas jornadas, Frodo é guiado por um sábio mago que lhe explica que seu destino sempre foi carregar o anel de poder até o local de sua destruição. No final, quando o mal é derrotado, Frodo está completamente mudado e encontra sua terra natal destruída. Não é um final 100% feliz.
Do mesmo modo, Bran desfruta dos conselhos de um feiticeiro sábio e poderoso, o Corvo de Três Olhos. Ele lhe revela que ele terá um papel importante na Guerra pela Alvorada. Ao contrário da saga de O Senhor dos Anéis, o final de As Crônicas de Gelo e Fogo não foi publicado, mas podemos esperar que, assim como Frodo, o jovem Stark voltará para encontrar seu lar mudado, pois Winterfell foi queimada durante a guerra.
O próprio Bran mudou. Ele não pode mais andar, cresceu, viu o mundo e despertou poderes esquecidos. Ademais, o próprio George Martin anunciou que, assim como a famosa saga de Tolkien, sua história terá um final agridoce.
Levando em consideração todas essas semelhanças, é plausível que o velhinho tenha mesmo se inspirado no autor de Silmarillion, entre outras obras. Com tantas semelhanças, pode-se supor que as obras dos dois autores tenham mais coisas em comum, além de dois personagens parecidos.
~ Aegon