A Batalha pela Alvorada (arte de Jordi González Escamilla) |
Conversando com meus amigos, eu percebi que muitos de vocês não sabem quem é o tal do Azor Ahai, por isso eu resolvi fazer esse post pra dar uma ajudinha. Se você não leu os livros e não faz ideia de quem ele é, sugiro que leia o post. Se já leu, fique ligado! Pode ser que você tenha perdido algum detalhe.
Luminífera
Azor Ahai, como os fãs dos livros já sabem, é o cara que derrotou os outros 8 mil anos atrás, quando eles apareceram pela primeira vez. De que jeito, ninguém sabe. Ele tinha uma espada mágica, a Luminífera, que, pelo modo como falam, ajudou muito na batalha.
Azor Ahai e Nissa Nissa (créditos na imagem) |
"A escuridão cobria o mundo e um herói, Azor Ahai, foi escolhido para lutar contra ela. Porém, para desempenhar a tarefa, ele precisaria de uma espada digna de herói. Assim, Azor Ahai trabalhou por trinta dias e trinta noites até forjar sua espada. No entanto, quando ele mergulhou a lâmina na água, a espada se quebrou. Ele não era de desistir facilmente, então começou de novo."
"Na segunda vez, ele levou cinquenta dias e cinquenta noites para fazer uma lâmina ainda melhor do que a primeira. Para temperá-la, dessa vez, capturou um leão e enfiou a lâmina no coração da fera, mas o aço quebrou mais uma vez."
"Na terceira vez, ele trabalhou com o coração apertado, pois já sabia de antemão o que teria de fazer. Desta vez, após trabalhar na lâmina por cem dias e cem noites, ele chamou a esposa, Nissa Nissa, e pediu que ela descobrisse o peito. Ele enfiou a espada no coração da esposa, e a alma e a coragem dela se combinaram com o aço da espada, criando a Luminífera.
Uma espada muito poderosa, sem dúvida. De acordo com relatos, era capaz de queimar cozinhar monstros por dentro e fazer com que seus olhos derretessem. O que quer que Azor tenha feito para vencer, a Luminífera deve ter desempenhado um papel importante nisso.
Profecias
Há 5 mil anos, uma profecia sobre o retorno de Azor Ahai foi feita em Asshai e se espalhou pelo mundo, com a ajuda dos fiéis de Rh'llor:
"Haverá um dia depois de um longo verão, quando a estrela sangrar no céu e o ar frio da escuridão cair sobre o mundo. Nessa hora, um guerreiro irá tirar do fogo uma espada em chamas. E essa espada será a Luminífera, a espada vermelha dos heróis, e quem a empunhar será Azor Ahai renascido, e a escuridão fugirá diante dele"
Essa profecia remete aos medos dos camponeses que acreditam que um longo verão significa um inverno com o dobro da duração. Ela não faz menção ao inverno ao à volta dos Outros, mas fica subentendido. Essa profecia é bem parecida com uma outra, na qual os Targaryen acreditavam:
"Quando a estrela vermelha sangrar e a escuridão aproximar-se, Azor Ahai irá renascer no meio do fumo e sal e acordar os dragões feitos de pedra. "
Aqui, novamente, vemos o nome de Azor Ahai, mas só por que é Melisandre quem fala. Na verdade, essa profecia é do Príncipe Prometido. No entanto, dada a semelhança, é bem possível que os dois (Azor e o Príncipe) sejam a mesma pessoa.
O verão sem fim
As profecias que cercam esse grande herói parecem estar relacionadas com a crença popular no Verão que Nunca Termina. Ora, George já disse uma vez que a alternância entre as estações no mundo de gelo e fogo é causada por magia. Sabe-se também que os Outros têm impacto no clima, eles trazem o frio. Seria de se imaginar, portanto, que se eles fossem derrotados, a temperatura aumentaria. E se eles fossem exterminados completamente, um verão sem fim teria início.
A relação com Valíria
As ruas de Valíria (arte de Ted Nasmith) |
Em várias culturas do mundo das crônicas, há a lenda de um período conhecido como Longa Noite, em que o mundo inteiro esfriou num inverno que durou uma geração e em cada lugar, o mundo foi salvo por um herói diferente.
Em Yi Ti, conta-se a história de uma mulher com cauda de macaco e seus grandes feitos, no Norte, fala-se do Último Herói e de como sua aliança com os Filhos da Floresta virou a mesa na guerra; no Roine há uma lenda antiga, que fala de como um homem convenceu os deuses do rio a se unirem e cantarem uma canção para reverterem o inverno. Se todas essas histórias estão, na verdade, falando do mesmo herói, não se sabe, mas há uma cultura que parece ter maior ligação com o salvador, a valiriana.
A Perdição do Homem
Em O Mundo de Gelo e Fogo, Meistre Yandel menciona uma antiga lenda valiriana que fala da Perdição do Homem. Ele não dá detalhes desse mito, mas diz que os valirianos acreditavam que ela viria do continente de Westeros. Presumivelmente, essa tal Perdição são os Outros, os inimigos do Azor Ahai, campeão da humanidade.
Os Targaryen e o Príncipe Prometido
O PP deve despertar dragões de pedra (original: http://goo.gl/Wvlu4l) |
Ao longo dos séculos, os Targaryen têm esperado a vinda do Príncipe Prometido. A própria Daenerys nasceu por causa dessa crença:
"Seguindo a profecia da bruxa do bosque de Jenny de Pedravelhas, o príncipe Jahaerys determinou que Aerys se casasse com Rhaella, ou assim os relatos da corte nos dizem."
(O Mundo de Gelo e Fogo: A História Não Contada de Westeros e As Crônicas de Fogo e Gelo - Aegon V, pág. 109.)
O nascimento de Rhaegar em Solarestival (arte de Marc Simonetti) |
Rhaegar e Aemon Targaryen acreditavam que o primeiro era o Príncipe Prometido, já que ele possuía alguns dos requisitos, tais como:
- Ter nascido da linhagem de Aerys e Rhaella
- Ter nascido entre fumaça e sal. (Rhaegar nasceu durante o incêndio de Solarestival, portanto a fumaça vem do incêndio e o sal vem das lágrimas derramadas naquele dia).
Muito depois da morte de Rhaegar, Meistre Aemon colocou suas esperanças em Daenerys, já que ela foi a única que conseguiu despertar dragões de pedra.
Caso queira saber mais sobre a relação entre os Targaryen e o Príncipe Prometido, clique aqui.
Aço valiriano ou aço de dragão
Como se sabe a partir do episódio 8 da 5ª temporada, os Caminhantes Brancos são vulneráveis ao aço valiriano, que era forjado pelos valirianos com feitiços e - acredita-se - fogo de dragão. O Último Herói pode ter usado uma espada de aço valiriano:
"Eu encontrei um relato da Longa Noite que falava do Último Herói matando Outros com uma lâmina de aço de dragão. Supostamente, eles não conseguiam resistir a ela."(O Festim dos Corvos - Samwell I)
Não está claro se o Último Herói e AA são a mesma pessoa, mas parece mais do que provável que aço valiriano e aço de dragão sejam a mesma coisa. No entanto, uma coisa parece fora de lugar: Valíria surgiu há 5 mil anos. Onde o Último Herói foi arranjar aço valiriano, 8 mil anos atrás? É um mistério que só George Martin pode revelar, mas que mostra como Azor Ahai e a Longa Noite estão profundamente enraizados na cultura valiriana.
Levando tudo isso em consideração, parece provável que os Targaryen tenham trazido a lenda do Príncipe Prometido consigo de Valíria e talvez, quem sabe, o primeiro Azor Ahai fosse valiriano.
Azor Ahai e R'hllor
Melisandre (arte de Donato Giancola) |
Os fiéis de R'hllor creem em dois deuses: R'hllor, Senhor da Luz e da Chama e o Grande Outro, a personificação do frio e da morte. Os dois são inimigos mortais e estão eternamente em guerra. Melisandre acredita que os Outros sejam o exército do Grande Outro e que Azor Ahai seja o campeão de R'hllor.
Por último, há tantos candidatos a Azor Ahai que muitos fãs acreditam que ele seja uma entidade composta por mais de uma pessoa e essa fala do Rhaegar numa das visões da Dany na Casa dos Imortais só põe mais lenha na fogueira:
A pessoa de quem ele fala é seu próprio filho, Aegon. Isso mesmo, aquele que morreu durante a Rebelião de Robert. Mas o importante aqui é que o dragão tem três cabeças. Isso pode significar que existem três Azor Ahai ou simplesmente, que o Azor Ahai vai ter a ajuda de duas pessoas, que serão muito importantes na guerra.
Três cabeças tem o dragão
Rhaegar Targaryen (arte de PAINTMASTER1) |
Por último, há tantos candidatos a Azor Ahai que muitos fãs acreditam que ele seja uma entidade composta por mais de uma pessoa e essa fala do Rhaegar numa das visões da Dany na Casa dos Imortais só põe mais lenha na fogueira:
"Ele é o príncipe que foi prometido e sua é a canção de gelo e fogo. (...) Precisa haver mais um (...) O dragão tem três cabeças." (A Fúria dos Reis - Daenerys IV)
A pessoa de quem ele fala é seu próprio filho, Aegon. Isso mesmo, aquele que morreu durante a Rebelião de Robert. Mas o importante aqui é que o dragão tem três cabeças. Isso pode significar que existem três Azor Ahai ou simplesmente, que o Azor Ahai vai ter a ajuda de duas pessoas, que serão muito importantes na guerra.
~ Aegon