sábado, 20 de fevereiro de 2016

A Ligação Entre Azor Ahai e o Príncipe Prometido



Ignorado pela maioria dos fãs da série e quase um ícone para os leitores da saga, Azor Ahai é um personagem mítico que gera debates e discussões. Menos conhecido, o Príncipe Prometido, é o profetizado herói westerosi que compartilha algumas características em comum com essa figura misteriosa. Seriam eles a mesma pessoa?

A profecia do Azor Ahai e a do Príncipe Prometido são, por certo, muito semelhantes, como os leitores da saga irão certamente se lembrar. No entanto, ainda hoje há discussões sobre se as profecias invocam o mesmo salvador ou se falam sobre personagens completamente diferentes, ainda que com o mesmo destino - o de salvar o mundo.


Predição sobre o retorno de Azor Ahai

"Haverá um dia depois de um longo verão, quando a estrela sangrar no céu e o ar frio da escuridão cair sobre o mundo. Nessa hora, um guerreiro irá tirar do fogo uma espada em chamas. E essa espada será a Luminífera, a espada vermelha dos heróis, e quem a empunhar será Azor Ahai renascido, e a escuridão fugirá diante dele"

Previsão sobre a volta do Príncipe Prometido 

"Quando a estrela vermelha sangrar e a escuridão aproximar-se, Azor Ahai irá renascer no meio do fumo e sal e acordar os dragões feitos de pedra. " 

*Obs.: a profecia acima é normalmente contada por Melisandre, que não parece fazer diferença entre Azor Ahai e o Príncipe Prometido - mais um fato suspeito. 

Os presságios, embora parecidos, são bem parecidos, embora específicas - afinal, quantos personagens podem se gabar de terem habilidades extraordinárias, como comandar dragões ou empunhar uma espada mágica? Quantos ainda possuem um ou outro desses atributos (há vários personagens com espadas lendárias, mas só uma controla dragões) e, ainda por cima nasceu sob as mesmas condições? Em teoria isso deveria facilitar as coisas - deveria - mas é de George Martin que estamos falando. Na tentativa de se afastar do que ele chama de "narrativa previsível", o autor criou vários personagens que se encaixam em um ou mais quesitos proféticos para ser o "messias" profetizado que libertará a humanidade da escuridão. É de dar um nó na cabeça de qualquer fã!

Com o tempo, o público se dividiu em duas correntes: aqueles que acreditam em um salvador uno e aqueles que acreditam que ele possa se manifestar na forma de várias pessoas - muitos dos quais são adeptos da famosa teoria do dragão de três cabeças, segundo a qual o grande herói apareceria na forma de três pessoas de sangue Targaryen (ou pelo menos um Targaryen e dois ajudantes). A despeito da segunda corrente, há certa evidência de que pelo menos o Príncipe Prometido - vamos esquecer um pouco o Garanhão que Monta o Mundo - seja Azor Ahai. Veja o trecho abaixo:

"Nunca ninguém procurou por uma garota (...) Que tolos fomos por nos julgarmos tão sábios! O erro teve origem na tradução. Os dragões não são nem machos, nem fêmeas, Barth viu aí a verdade, mas ora uma coisa, ora outra, tão mutáveis como chamas. A língua nos induziu em erro durante mil anos. A escolhida é Daenerys, nascida entre sal e fumaça. Os dragões assim nos provam."(O Festim dos Corvos - Samwell IV)

Olhando o texto com cuidado, notamos palavras que frequentemente passam despercebidas. A fala de Meistre Aemon parece indicar que o termo "Príncipe Prometido" é o que "Azor Ahai" significa na Língua Comum - mais do que isso, esse pedaço da história sugere que toda a profecia do Príncipe não passa de uma tradução,  possivelmente um trecho da profecia original de Azor Ahai, que teve origem em Asshai da Sombra, há 5 mil anos atrás, 4 mil anos antes de ter sido traduzida para o valiriano - língua falada pelos membros da Casa Targaryen há mil anos, antes que a Perdição de Valíria os expulsasse para as terras westerosi. Com base no que se sabe sobre os Targaryen, não seria estranho que eles já esperassem a vinda de Azor Ahai há algum tempo. Tome os pais de Daenerys, por exemplo: quando Jahaerys II, o bisavô da Mãe dos Dragões ouviu de uma bruxa da floresta que o Príncipe Prometido nasceria da linhagem de Aerys e Rhaella, obrigou-os a se casarem - apesar de os dois se odiarem mutuamente. Mesmo antes que a Rainha do Dragão nascesse, outros Targaryen já foram considerados a própria incarnação dessa previsão:

"Rhaegar pensava, eu... a fumaça era do incêndio que devorou Solarestival no dia de seu nascimento, o sal vinha das lágrimas derramadas por aqueles que morreram. Ele partilhou minha crença quando era novo, mas mais tarde persuadiu-se de que seria o filho a cumprir a profecia, pois um cometa foi visto no céu de Porto Real na noite em que Aegon foi concebido, e Rhaegar tinha certeza de que a estrela sangrando era um cometa." (O Festim dos Corvos - Samwell IV)

Note que, embora Rhaegar e seu filho pareçam se encaixar na profecia, eles na verdade não possuem todos os requisitos necessários - ambos são da linhagem de Aerys e Rhaella, o pai não nasceu sob uma estrela que sangrava e o filho foi apenas concebido sob um cometa e não há nenhuma menção à cor deste - vocês hão de concordar que o Cometa Vermelho que aparece no final do primeiro livro é algo mais profético do que um cometa comum. Em suma, podemos dizer que, embora muitos mistérios cerquem a figura de Azor Ahai, podemos dizer que ao menos um deles já não é mais tão misterioso assim.

~ Aegon