segunda-feira, 23 de maio de 2016

Entenda o que houve com Hodor




Após o episódio de ontem, sei que muitos ainda estão tentando entender o que (raios) aconteceu naquela última cena com Bran e Hodor. Bom, antes de mais nada, quem ainda não leu os livros vai precisar de algum contexto:

Repararam que o Bran estava segurando a raiz do represeiro no momento de sua visão? Pois é, esse é um fator chave para entender o que aconteceu. No livro, Brynden nos conta que o tempo dos represeiros é diferente. Sua consciência existe, ao mesmo tempo, no passado, presente e futuro. Ou seja, é sempre presente para ele.  Portanto, quando Bran segurou a raiz do represeiro, ele não teve uma visão, ele "wargou" de fato naquela árvore e transferiu sua consciência ao passado - viagem no tempo na Idade Média.

Vamos agora ao que ocorreu com Hodor e o prejudicou por toda a vida. Naquele momento em que os Outros atacaram, Bran não conseguiu voltar para seu corpo. Ele teve que acessar o corpo de Hodor indiretamente, através de seu eu mais jovem. Naquele momento, o pobre Wylis pôde vislumbrar seus momentos finais alguns anos mais tarde e começou a repetir as últimas palavras que ele ouviu e que acabaram por se tornar seu nome "hold the door" (segure a porta). Mas por que isso fez com que o capaz cavalariço Wylis se transformasse no gigante simplório Hodor? Ora, além da coisa toda ter sido uma tremenda de uma gambiarra perigosíssima? Entrar na pele de humanos - e talvez, de qualquer ser racional - não é algo seguro nem para o intruso, muito menos para o hospedeiro.

Quando Varamyr Seis-Peles tentou roubar o corpo de uma mulher para salvar sua vida, ela enlouqueceu e se matou para evitar a possessão. Diversas vezes, Bran reclamou de como era difícil entrar na pele de Hodor. Ele relata que é como calçar uma bota velha e que não serve, só que a bota sabe que está sendo usada e não gosta nem um pouco disso - mais do que isso, a "bota" fica assustada.

~ Aegon