segunda-feira, 23 de maio de 2016

O Primeiro Caminhante Branco


No episódio do último domingo, vimos como os Outros foram criados. Mas o que mais impressionou e confundiu os fãs, foi o fato de eles terem sido "feitos" pelos próprios, Filhos da Floresta, que são inimigos declarados da espécie.


Essa controvérsia não é nenhum mistério complicado, fique tranquilo. No próprio episódio 5, Folha explica que os Filhos foram criados com o propósito de protegê-los dos humanos. Na série, isso foi comentado bem de leve, então eu farei um breve resumo para elucidar alguns fatos que talvez sejam desconhecidos por aqueles que ainda não leram os livros:

Os Primeiros Homens

Muito bem, para começo de conversa, o mundo nem sempre foi governado por homens. Westeros, por exemplo, antes da chegada dos Primeiros Homens, cerca de 12 mil anos atrás, o continente era habitado por Filhos da Floresta e gigantes, duas espécies mágicas e inimigas. Inicialmente, havia um só continente, pois Westeros e Essos estavam ligados por um "braço" de terra. Mas, quando os humanos adentraram o continente a partir desse braço e começaram a dizimar as espécies dominantes do lugar, os Filhos decidiram agir. Os Videntes Verdes entre eles uniram forças e conjuraram o Martelo das Águas - uma grande inundação que transformou o istmo que ligava os dois continentes, no que é hoje conhecido como "O Braço Partido", separando para sempre oeste e leste.

Contudo, isso não foi suficiente. Muitos homens já haviam invadido o continente e, pressionados por uma população que aumentava rapidamente - os Filhos, embora capazes de viver por centenas de anos, não se reproduziam tão rapidamente quanto os humanos - e com armas mais poderosas, recuaram para o Norte e mais uma vez conjuraram o Martelo das Águas, transformando o Gargalo num imenso lodaçal. Esses esforços também se provaram infrutíferos. Deve ter sido nesse momento que as Crianças decidiram criar uma arma mortal para acabar com seus inimigos de uma vez por todas: o Frio Branco.

O que deu Errado

Embora a magia dos Filhos seja muito poderosa, eles não têm o poder de criar uma nova forma de vida do nada. Mas isso não quer dizer que não consigam transformar um ser em outra coisa. E nada mais lógico do que usar seu inimigo mais temível para criar uma arma ainda mais poderosa - deve ter sido por isso que Folha criou o primeiro Outro a partir de um humano. Mas, se é assim, o que deu errado? Por que os Caminhantes não obedecem os Filhos?

Não é muito difícil de imaginar. O fato de esses seres élficos terem deixado essa carta por último já diz muito sobre o assunto: os Filhos mexeram aonde não deviam - estavam lidando com magia negra, por assim dizer. O resultado foi uma espécie poderosa demais - devido à forte magia dos Outros, as florestas dos Filhos da Floresta começaram a congelar e a morrer (reparou que, quando o primeiro Vagante veio ao mundo, a floresta estava verde e ensolarada e 8 mil anos depois, o mesmo local era uma desolação de gelo e morte?). Percebendo isso, os Filhos tentaram desfazer a c*g@da e, por isso, as criaturas se voltaram contra seus criadores. Estes, eram incapazes de derrotar os monstros sozinhos, portanto, se aliaram aos humanos para enfrentar um inimigo em comum.

As consequências

Através das cenas no local do surgimento dos maiores vilões da série, vimos que a chamada Terra de Sempre Inverno nem sempre foi um lugar frio e inóspito. Isso aconteceu depois do maior erro cometido pelos Filhos da Floresta. Isso confirma a teoria do Septão Barth: as estações do mundo de gelo e fogo não são regidas por nenhum fato que possa ser explicado cientificamente - são produto de uma poderosa magia. Inclusive, pode ser que, sem o advento dos Outros, os Sete Reinos jamais teriam conhecido um único inverno sequer.

~ Aegon