quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Quem vai suceder Stannis?


Com o extermínio dos membros legítimos Casa Baratheon na 5ª temporada, tem havido muita especulação sobre quem vai sucedê-los como governante de Ponta Tempestade. É verdade que nos livros eles estão bem, obrigado, mas sempre existe a possibilidade de que isso vai acontecer em algum momento nos livros.

Admitindo essa possibilidade, os fãs escolheram dois favoritos como herdeiros da Casa Baratheon: Gendry e Edric Storm (pra quem não sabe, é outro bastardo de Robert nos livros). Nenhum desses tem o sobrenome Baratheon, mas isso é detalhe, na opinião dos fãs. Um decreto resolve.

Gendry



Eis o que eu penso: apesar de Gendry ser o favorito da maioria, eu acho que os lordes de Ponta Tempestade não o seguiriam de boa vontade, já que ele está com a Irmandade Sem Estandartes - odiada e temida pelos nobres - e provavelmente é filho de uma prostituta, conhecendo os hábitos do tio Robert.


Edric


Edric é um bastardo também, porém ele é filho de Robert com Delena Florent, prima da esposa de Stannis, Selyse. Ele foi concebido na cama de Stannis, durante o casamento deste com Selyse Florent. Ele é um rapaz charmoso e educado, mesmo os nobres não são imunes a ele. Sor Cortnay Penrose se recusou a entregar o menino a Stannis com medo de que ele o matasse.

Sabe-se muito pouco a respeito dele e da afeição que desperta em todos ao seu redor, portanto seria um tanto prematuro dizer que ele será o eleito dos senhores das Terras da Tempestade. No entanto, sabemos que ele é orgulhoso e que age como se não fosse bastardo. Talvez ele até tente tomar o posto do tio. Se vai conseguir, são outros quinhentos...


Mya Stone


Essa é de longe a figura mais improvável para suceder o assento dos Baratheon. Mya Stone é uma garota do Vale, filha bastarda de Robert Baratheon e uma mulher do Vale. Ela tem 19 anos, o que a torna a mais velha dos filhos do falecido rei. Ao menos, dos que conhecemos.

O que a torna uma sucessora improvável é o fato de ela ter crescido no Vale de Arryn. Ela passou sua vida inteira lá e os senhores de Ponta Tempestade não a conhecem. Além disso, pelas tradições westerosi, os homens estão sempre à frente das mulheres na linha de sucessão. Por que os nobres das Terras da Tempestade se curvariam à uma mulher com Edric e Gendry por aí? Ainda mais Edric, que é tão popular! Eles não se curvariam, a não ser sob circunstâncias extremas. Ex.: a morte de todos os sucessores possíveis.


????


Arte de Thaldir

Existe ainda uma terceira possibilidade. Uma Casa como a Baratheon teve muito tempo para gerar herdeiros e se espalhar por aí. Certamente tem mais gente com sangue deles nas veias que nós não conhecemos. E os lordes, orgulhosos como são, jamais se curvariam a um bastardo. Nesse caso, o futuro líder de Ponta Tempestade pode muito bem ser alguém de nascimento legítimo, porém com um sobrenome diferente, como é o caso do herdeiro de Robin Arryn, o tal do Harry Hardying.
Seja lá qual for o caso, ainda há esperança para Ponta Tempestade, embora os Baratheon possam estar com os dias contados.

~ Aegon